quarta-feira, 18 de março de 2015

Como passar em um concurso público

Dicas importante para ser aprovado em um concurso público e conquistar sua tão sonhada estabilidade financeira.

Muitas pessoas desejam ingressar em um emprego público, mas nem todas estão dispostas a enfrentar esse desafio de forma plena, pois para uma aprovação em um concurso público exige-se disciplina e força de vontade, além disso organização e planejamento.

Um ponto importante a ser abordado é a questão do regime de contratação de no serviço público, pois existem dois tipos:

Regime estatutário e regime celetista. Você já sabe o que é são esses regimes?
Vamos explicar para você entender como é que funciona cada tipo de contratação, com isso ficará até mais fácil para decidir quando for fazer algum concurso público.

O que é regime estatutário?

O regime estatutário é aquele que regulamenta os direitos e deveres do trabalhador mediante a leis, seja na esfera municipal, estadual ou federal. O servidor ganha estabilidade após 3 anos de efetivado ou investido em cargo público, este tem direito a aposentadoria integral do salário (mediante a complementação de aposentadoria), férias, gratificações, licenças, adicionais de acordo com a lei regulamentadora.

O que é regime celetista?

Neste regime, o empregado é regido pela CLT  (Consolidação das leis trabalhistas), da mesma forma dos funcionários da iniciativa privada, possuem carteira de trabalho, direito a férias, fundo de garantia por tempo de serviço(FGTS), porém nesta modalidade o empregado público não ganha estabilidade após 3 anos, porém demissões são raras e devem possuir um justificativa plausível.

Vamos destacar 3 pontos importantes para ser aprovado em um concurso público.

1. Planejamento

O planejamento é muito importante em nossa vida, não somente para quem almeja um cargo público. O primeiro passo do seu planejamento é definir qual será a sua área de atuação: Concursos para bancos, concursos para área de segurança, concursos para área da saúde, dentre muitos outros.
Já definida sua área de atuação, o que você vai fazer é o seguinte, por exemplo.

Concursos para bancos: Se você almeja concursos bancários, deve então aprofundar-se nas matérias que são cobradas para estes tipos de certames, isso quer dizer que matemática financeira, conhecimentos bancários, informática e nosso e velho e bom português devem estar bem estruturado em seus planos de estudos.

Dica importante: Independente da sua área de atuação, a matéria de língua portuguesa você deve dominar, faça um curso especifico para esta matéria, pois ela é importante em todos os concursos.

Dica importante 2: Informática e raciocínio lógico caem na maioria das provas de concursos públicos, manter-se estudando estas matérias é de suma importância.

1.1 Planejando seus horários

Sei bem que a vida é corrida e temos diversas coisas para serem feitas durante o dia, por isso que organizar seus horários de estudo é algo vital para sua vida de estudante de concursos.
Faça um cronograma definindo a quantidade de tempo que será utilizada para estudar cada matéria, matérias que você tem mais dificuldade reserve um tempo maior, pois muitas pessoas estão fadadas ao insucesso por não darem a devida atenção para as matérias que estão mais fracos.

2. Organização

Mantenha seu local de estudos organizado, pois é mais fácil para encontrar objetos, livros, apostilas, etc... coisas que ajudem na sua hora de estudos. 
Organize seus horários em uma agenda, sei que nem tudo são flores, e nem sempre as coisas saem conforme o esperado, mas um agenda organizada ajuda bastante no cronograma de estudos.
Procure estudar em um lugar calmo, pois manter a concentração é muito importante em nosso aprendizado, se possível deixe o celular em silencioso, pois este é campeão em tirar nossa atenção.

3. Disciplina

A disciplina é fundamental na vida do concurseiro, seguir seu coronograma de estudos, resolver questões de concursos anteriores com frequência, ler, etc... Mantenha-se no foco e sua aprovação virá antes do que você espera.

Considerações finais

Obs: Estude sempre, independente se tem o edital aberto ou não.

Como costumo dizer, para ser aprovado em um concurso público a pessoa deve ter duas palavrinhas em mente:

Consistência e persistência

Consistência para manter-se estudando e persistência para não desistir no primeiro obstaculo e nem nos posteriores.

Essas dicas são de um jovem que hoje é um servidor público e tenta ajudar outras pessoas alcançarem seus objetivos também!

Atenciosamente,

Samy Carvalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário